Junho 15, 2010

Veja como funciona a tornozeleira eletrônica

Posted in Uncategorized às 10:37 am por valdezbhz

Pedro Ferreira – Estado de Minas

Publicação: 14/06/2010 18:18 Atualização: 14/06/2010 18:23

O rastreamento do preso com tornozeleira eletrônica é feito por meio de um aparelho de telefone fixo instalado na residência do condenado. “Por meio de um sistema de rastreamento digital, a operadora vai contactar pelo telefone fixo, ligado eletrônicamente à tornozeleira. Se o preso se distanciar mais de 50 metros do aparelho telefônico, ela emite um sinal para a Polícia Militar de que está havendo uma evasão. Essa evasão é localizada instantaneamente e em tempo real pelo monitoramento eletrônico e, de imediato, aquela pessoa poderá ser presa”, disse Adilson Rocha, presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB-MG).

A tornozeleira funciona 24 horas, mandando mensagens exatas da localização do preso e de onde ela esteve. Qualquer tentativa do preso de retirar a tornozeleira, o sistema também é acionado. Ainda de acordo com Adilson, o sistema não é constrangedor para o preso.

“Nada mais é do que um relógio, que fica exatamente no tornozelo da pessoa. A pessoa pode tomar banho normalmente. Se houver necessidade de troca do aparelho, basta acionar o pessoal da execução penal”, disse. Os aparelhos testados em Minas não apresentaram nenhum problema, segundo ele, mas 100% de eficácia. “No nosso caso, a distância testada foi de 30 metros. Quando a pessoa monitora se distanciava mais do isso, imediatamente o sistema era acionado. A PM, quando acionada, alcançou a pessoa na maior facilidade“, disse Adilson.

Fonte: www.uai.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: