Março 24, 2010

Já já vocês lerão aquele aviso: “O transtorno é temporário e o benefício é definitivo”.

Posted in Uncategorized às 1:43 pm por valdezbhz

Dnit publica edital para revitalização do Anel Rodoviário

Seis meses depois de ser decretada calamidade pública no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, o pedido de socorro é atendido. E os 100 mil motoristas que cruzam diariamente o corredor mais movimentados da capital, enfrentando constantes acidentes, dividindo curvas com caminhões pesados e engarrafamentos quilométricos, finalmente têm um alento. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou na terça-feira, no Diário Oficial da União (DOU), edital para concorrência pública da obra de revitalização de 31,6 quilômetros, dividido em dois lotes. A empreiteira que oferecer o menor preço será a escolhida, tendo prazo de três anos para concluir as obras. O governo federal prevê investimentos de até R$ 837,5 milhões.

Baseado no projeto de engenharia elaborado e cedido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), o plano prevê intervenções em 17 pontos do Anel Rodoviário, dando prioridade a acessos, como os entroncamentos com as avenidas Amazonas e Pedro II. Estão previstas ainda a construção de 11 trincheiras, seis viadutos e oito passarelas.

O edital divide as obras de acordo com cada subtrecho, uma vez que o Anel Rodoviário compreende trechos de três rodovias federais: BR-040 (do Viaduto do Mutuca ao trevo do Bairro Califórnia); BR-262 (entroncamento da MG-437, que segue para Sabará, ao viaduto da Avenida Amazonas) e BR-381 (entroncamento do Bairro Goiânia ao viaduto da Avenida Amazonas), sendo que em alguns trechos as rodovias são coincidentes.

Cada lote envolve 15,8 quilômetros. O primeiro prevê reforma de dois segmentos, do ponto próximo ao Shopping Del Rey até as saídas para a BR-262 e a BR-381, na Região Nordeste, formando um “Y” e extrapolando os limites do Anel, com valor máximo de R$ 281,6 milhões. A primeira parte do lote 1 refere-se aos 13,67 quilômetros entre a saída para a MG-437 (Sabará) e o trevo do Bairro Califórnia, entroncamento com a 040, sentido Brasília. Já o segundo segmento tem 2,13 quilômetros deve resultar em melhorias no entroncamento com a MG-435, sentido Caeté.

O segundo lote prevê mudança em outros 15,8 quilômetros, mas é considerado mais complexo por envolver intervenções em trechos mais críticos, como a descida do Bairro Betânia, na Região Oeste, onde, nos últimos anos, ocorreram os acidentes mais trágicos. O valor a ser liberado inicialmente é quase o dobro do primeiro lote: R$ 555,8 milhões. Serão feitas alterações desde o trevo de acesso ao Viaduto da Mutuca, na BR-356, até o Shopping Del Rey.

O processo de licitação possibilita que as empresas interessadas apresentem suas dúvidas sobre o projeto até 26 de abril. Em 5 de maio, os envelopes serão abertos em Brasília.

Acidentes

A modernização pretende extinguir armadilhas que, nos últimos 60 anos, com a construção da via de ligação entre as principais rodovias que cortam a Grande BH, favorecem acidentes e dificultam o tráfego de veículos e pedestres. Nos pontos com índice elevado de atropelamentos deverão ser construídas oito passarelas.

Segundo o vice-prefeito Roberto Carvalho (PT), apesar de o edital ter sido publicado em ano eleitoral, não há restrições para início da obra no primeiro semestre, por tratar-se de projeto em andamento desde o ano passado.

As melhorias nos acessos da via, no entanto, não amenizam antigos problemas do Anel. Segundo o mestre em engenharia de transporte Paulo Rogério Monteiro, assessor da Agência de Desenvolvimento Metropolitana, é preciso associar a reforma com ações de fiscalização. “Se a gente não discutir a causa, eternamente vamos trabalhar com sintomas”, diz. Para ele, um dos problemas mais graves é a incompatibilidade entre o trânsito de veículos leves e pesados.

Fonte: http://www.uai.com.br – 24/03/2010

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: